FESTA REALIZADA NO MÊS DE JULHO Tradicional festa promovida pela Paróquia São Pedro e São Paulo a 82 anos em Porto União, Santa Catarina. Sua principal atração é a queima da grande fogueira. A comunidade do bairro São Pedro, de Porto União – SC, tem orgulho de sustentar a tradição de construir de maneira artesanal a mais alta fogueira de lenha, sendo construída pelos próprios membros da comunidade nos finais de semana, com a participação de aproximadamente 50 pessoas que deixam os seus momentos de descanso e lazer para manter viva a tradição local. A tradição da fogueira iniciou-se em 1935, quando diversos membros da comunidade de Tocos, como era conhecido naquela época o local que hoje se chama bairro São Pedro, decidiram montá-la pela primeira vez por ocasião da festa do padroeiro. Mas nem sempre foi a altura da fogueira que atraia gente à festa de São Pedro. Nos primeiros anos, quando a fogueira era de aproximadamente 10 metros de altura, a atração ficava por conta dos balões, exibindo-se os mais coloridos, os maiores e os mais criativos que subiam ao céu, até que veio a proibição e a conscientização sobre o perigo de soltar balões. Em substituição a tradição dos balões, a fogueira começou a ganhar altura, ultrapassando a marca dos 57 metros de altura na década de 1980, dando notoriedade nacional através de reportagens em noticiários de TV (Jornal Nacional e Fantástico), jornais e rádios, chegando a despertar muitos concorrentes em outros estados. Com o passar dos anos devido ao aumento da população do bairro, o local disponível para o evento ficou menor, devido às construções de moradias ao redor do espaço utilizado para a construção da fogueira, também pela dificuldade de encontrar eucaliptos suficientemente altos e por medida de segurança, nos últimos anos a comissão organizadora tem mantido a fogueira em uma altura média de 40 metros. A organização da festa envolve diversas equipes, divididas em setores, porém a parte mais complexa e trabalhosa é construir a fogueira. O trabalho inicia-se aproximadamente três meses antes da data da festa, com a escolha dos eucaliptos que servem de base para sustentar toda a madeira que será empilhada para dar o formato da fogueira. O corte e o transporte dos eucaliptos é feito com muito cuidado devido ao comprimento e o peso, sendo necessário montar uma equipe de escolta para abrir o caminho e sinalizar o trânsito. Outro trabalho pesado é o corte e o carregamento de lenha no mato, que é feito por membros da comunidade, nos sábados e domingos. Com os eucaliptos no pátio, os mesmos são emendados com braçadeiras de ferro para aumentar a altura e em seguida erguidos com guindaste, enterrados e amarrados com cabos de aço e arames, e em seguida começa o empilhamento da lenha, seguindo o conselho e a experiência adquirida durante muitos anos, para que tudo aconteça dentro da maior segurança possível. No início a lenha era erguida no estilo formiguinha, isto é, as pessoas ficavam agarradas na lateral da fogueira e um alcançava a lenha para o outro até chegar ao topo, como a altura aumentava a cada ano, a lenha passou a ser puxada para cima por um cavalo “Baio” utilizando-se uma corda presa a uma roldana colocada em cima da armação de eucaliptos, hoje a lenha é puxada por um trator histórico, Americano (USA), marca Allis-Chalmers, ano de fabricação mais ou menos 1930, conhecido carinhosamente por “Girico”, de propriedade da família Carneiro que gentilmente cede o mesmo para o trabalho a vários anos. O trator “Girico” desperta a atração da população devido a sua aparência histórica, pois não conhecemos a existência de outro igual. A base da fogueira inicia-se com madeira de aproximadamente 3,5 metros de comprimento, empilhada e encaixada pelo lado de fora dos eucaliptos a uma altura de aproximadamente 8 metros, de maneira a dar maior segurança e sustentação a fogueira. Em seguida a madeira passa a ser empilhada pelo lado de dentro dos eucaliptos até alcançar o topo que termina com lenha de um metro, onde são colocados acabamentos em bambu, palmeira e a instalação de uma estrela que fica acessa durante todas as noites que antecedem o dia da festa, sendo substituída pelos fogos no dia do evento. O acendimento da fogueira já foi realizado por pessoas ilustres convidadas pela comissão organizadora, onde podemos destacar: Deputados, Prefeitos de Porto União, Prefeitos de União da Vitória, Bispo Diocesano, Párocos, Empresários Locais, Pessoas de Destaque da Comunidade. Vale ainda informar que para acender uma fogueira de 40 metros de altura seria muito difícil uma pessoa subir até o topo para iniciar o fogo, para tanto foi criado um dispositivo elétrico onde o Padrinho ou a Madrinha da fogueira apenas ao toque de um botão procede o acendimento no topo da fogueira.

Contatos:
paroquiaspsp@diocesedecacador.org.br