Subscribe Now
Trending News

Porto União

Portal

Apresentação

Porto União nasceu em 1917 com o fim da Guerra do Contestado, conflito que trazia em seu contexto a disputa territorial entre os dois estados. Com a chegada dos imigrantes alemães, poloneses e italianos os caboclos e indígenas deram origem a um caldeirão onde as mais variadas formas de cultura como artesanato, gastronomia e lendas se misturaram. O território que foi dividido pelo Rio Iguaçu e pelos trilhos da Estrada de Ferro, é conhecido como “Gêmeas do Iguaçu”, composto pelas cidades de Porto União e União da Vitória. Através de um City Tour disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura você irá descobrir como é essa divisão. Passará por edificações históricas do início do século XX, o Complexo Turístico Morro da Cruz que oferece uma vista panorâmica de toda a cidade. O Parque Monge João Maria com sua paleotocas e o Pocinho do Monge abençoado por João Maria, a Estação Ferroviária União que fica sobre a divisa dos dois estados, o Castelinho, a Ponte Ferroviária Machado da Costa e marcos divisórios entre os dois estados, o Mirante Arno Dickel com uma vista exuberante e o local da passagem das tropas pelo vau do Rio Iguaçu onde a cidade teve início. O município de Porto União também tem a Rota do Lambari que se trata de um complexo de pousadas onde a principal atração é a pesca com caniço e gastronomia baseada em peixes. Possui também mais de 100 cachoeiras, o que faz dele um ótimo destino de ecoturismo. Capital Catarinense do Steinhaeger, Porto União promove a Festa do Steinhaeger e do Xixo no mês de dezembro.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 845.34 km (IBGE/2016)
População: 35.543 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°14&am
Longitude: 51°04&am
Altitude: 795 m
Cidades próximas: Matos Costa, Calmon, Timbó Grande, Irineópolis.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Porto União

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Porto União.

Saiba Mais

Localização