Subscribe Now
Trending News

Dicas sobre turismo

O que fazer

Acesso à internet

Pesque e Pague Água da Serra 

Pesque e Pague Água da Serra é perfeito para quem deseja pescar e relaxar, bem como degustar uma deliciosa comida caseira! O pesqueiro conta com: amplo estacionamento; restaurante com deliciosas comidas caseiras, no estilo buffet; lagos de pesca com carpas (capim, húngara, ornamental, espelho), traíras, cascudos e…

Guias de Turismo e Condutores

City Tour – conhecendo Porto União 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União, propõe levar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio do município o projeto ” City Tour – conhecendo Porto União”, que pretendo trabalhar a formação histórica e cultural do município,visando satisfazer a carência do cidadão porto-unionense…

Cultura e História

Praça Victor Buch Filho 

Victor Buch Filho – Prefeito do cinquentenário de Porto União A praça conta com espaço de fotografias históricas e turísticas de Porto União e também um obelisco de 14 metros.Inaugurada no dia 05 de setembro de 2017.

Eventos

Festa das Etnias 

FESTA REALIZADA NO MÊS DE AGOSTO A Festa das Etnias de Porto União – SC chega a sua 5ª. edição ininterrupta. Desde o Ano de 2013 a população Porto-Unionense é presenteada com um grande festival de Gastronomia e Tradições das etnias que formam Porto União…

Cultura e História

Bergbauernfest 

FESTA REALIZADA EM OUTUBRO. O evento reúne uma programação voltada as tradições alemãs. Além da festa, organizada pela Associação dos Moradores do Maratá.

Eventos

Fogueira de São Pedro e São Paulo 

FESTA REALIZADA NO MÊS DE JULHO Tradicional festa promovida pela Paróquia São Pedro e São Paulo a 82 anos em Porto União, Santa Catarina. Sua principal atração é a queima da grande fogueira. A comunidade do bairro São Pedro, de Porto União – SC, tem…

Aprendizagem e Vivencias

100 Anos de Porto União 

Aspectos Históricos Porto União nasceu em 1917, como consequência da Guerra do Contestado e do acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina. Entretanto, sua História começa em 1842, com a descoberta do Vau do Rio Iguaçu, para a passagem das tropas que vinham dos…

Cultura e História

Praça Paraná 

Esta Praça possui um monumento denominado Símbolo da Força que é uma plataforma que sustenta um enorme cubo de ferro e aço que se equilibra em um dos ângulos como único ponto de apoio e simboliza a força e o equilíbrio que deve haver entre…

Igrejas

Comunidade Evangélica Luterana 

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Porto União e União da Vitória faz parte do Sínodo Norte Catarinense, foi fundada em 11 de maio de 1913, um domingo de Pentecostes, data considerada pelos fiéis como o início da Igreja Cristã. Naquela época o Coronel…

Clube

Centro Cultural 25 de Julho 

Clube de Bailes e Show! Domingueira é aqui a partir das 21:30hs Horário de atendimento: Domingueira é aqui a partir das 21:30hs Contatos: telefone : (42) 3522-2790

Lugares

Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo 

FESTA NACIONAL DO STEINHAEGER E DO XIXO – Realizada na Estação Ferroviária União, na área central do município que é a Capital Estadual do Steinhaeger, uma bebida tradicional fabricada a mais de 60 anos em Porto União com técnicas trazidas da Europa por família de…

Aprendizagem e Vivencias

Complexo Turístico Morro da Cruz 

Um local de grande beleza e contemplação religiosa. Composto pelo Parque Monge João Maria,Grutas,Via Sacra, Mirante, onde o visitante terá uma linda vista dos municípios de Porto União-SC, União da Vitória-PR. Mais Informações: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União-SC Rua Sete de…

Lugares

Pesqueiro Irmãos Frei 

Ambiente familiar Variadas espécies de peixes, Servimos lanches, porções de tilápia e refeições (almoço, jantar, café colonial), contamos com 5 churrasqueiras e 2 quiosques que podem ser reservados com antecedência . Recebemos excursões. Para as crianças contamos com brinquedos. Amplo estacionamento . Agora com campo…

Cultura e História

Praça do Contestado 

Inaugurada em 22 de setembro de 2012, a praça homenageia o conflito do Contestado que iniciou-se em 1912, com seu término em 1916. Conta com uma estátua em bronze em tamanho natural de um personagem histórico da guerra, o Monge João Maria. No ano de…

Arquitetura

Portal Turístico 

Em 20 de dezembro de 2003, o Prefeito Eliseu Mibach, inaugurou o Portal Turístico da cidade composto por uma estrutura arquitetônica que lembra a estação ferroviária.

Lugares

Roteiro Caminhos do Contestado 

Os municípios do Planalto Norte Catarinense – cenário do Tropeirismo e da Guerra do Contestado – revelam a sua identidade através do mosaico formado por diferentes etnias com suas culturas, gastronomias e arquiteturas; em meio a paisagens deslumbrantes; sempre permeadas pelos trilhos de trem, testemunhas…

Lugares

Roteiro City Tour Fronteira do Contestado 

Porto União esteve intensamente ligada na questão do Contestado, conflito que podemos caracterizar como multifacetado, porque trazia em seu contexto a disputa territorial entre os dois estados, a questão do caboclo posseiro que perdia suas terras enquanto assistia o assentamento de imigrantes europeus na região…

Construções Históricas

Ponte Machado da Costa 

Inaugurada em 1906, junto com a Linha Férrea se tornou um símbolo da divisão entre a cidade de Porto União (Santa Catarina) e União da Vitória (Paraná). Hoje com as atividades férreas paralisadas ela faz a ligação até os bairros da cidade paranaense.

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira do Rio dos Pardos 

Com 72 metros de queda, local que reúne bela flora e fauna. A Cachoeira faz divisa entre Porto União-SC e Matos Costa-SC. Cachoeira de difícil acesso. A distância de 34 km do centro da cidade. Contamos com Monitor de Turismo, Sr. Cidão, com um vasto…

Cultura e História

Santa Cruz do Timbó 

Em Santa Cruz do Timbó percebe-se claramente a herança da colonização do Brasil, já que ao lado da reserva indígena local vivem em harmonia os descendentes dos imigrantes poloneses e ucranianos que desbravaram a região. Todas as comunidades mantêm vivas suas traduções e cultura através…

Igrejas

Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias 

Igreja Nossa Senhora das Vitórias A pedra fundamental da primeira capela foi lançada em 1887 com inauguração em 1890 e pertencendo a Paróquia de Palmas – PR. Em dezembro de 1917 a Paróquia passou a pertencer a Diocese de Florianópolis. A igreja atual foi construída…

Cultura e História

Praça Hercílio Luz 

A Praça era o local de passeio dos jovens de outrora e continua sendo palco de importantes manifestações populares. As construções do entorno remetem ao início do século XX. Durante a Revolução Getulista na década de 30, o próprio Presidente Vargas esteve na cidade, e…

Cultura e História

Museu Municipal Salustiano Costa Junior 

A herança cultural da cidade também está preservada no Museu Municipal Salustiano Costa Junior. Além de periódicas exposições de temas atuais como a Ecologia, o visitante encontrará um rico acervo de peças dos colonizadores sírios, libaneses, alemães, ucranianos, poloneses e italianos, além de peças antropológicas….

Construções Históricas

Estação Ferroviária União 

É considerada uma verdadeira obra de arte, construída em 1942 para servir aos Estados de Santa Catarina e Paraná, constitui-se de dois corpos iguais, um em Porto União e outro em União da Vitória, ligados de modo a formar uma grande abóboda em arco, atualmente…

Cachoeiras e Cascatas

Cachoeira do Rio Bonito 

A Queda de água possui uma altura de 30 metros e uma infraestrutura de Camping, restaurante e local de venda de produtos artesanais. Também é utilizada pelos praticantes de rappel. Contamos com Monitor de Turismo, Sr. Cidão, com um vasto conhecimento dos atrativos turísticos de…

Lugares

Mirante Arno Dickel 

Construído em toras de eucalipto com área de 36 m², proporcionando uma excelente visão panorâmica da cidade e do Rio Iguaçu.

Lugares

Rota do Lambari 

Formada por pousadas com acomodações simples próximas ao Rio Timbó no Distrito de Santa Cruz do Timbó, que oferecem alimentação e botes para a pesca do peixe com caniço. A temporada de pescaria é de outubro a março, mas a região pode ser visitada o…

Lugares

Parque Monge João Maria 

Parque Monge João Maria Importante figura do Contestado, o Monge João Maria esteve em Porto União em 1896 e abençoou a água que jorra no pocinho, tornando-se local de peregrinação, além de ter feito várias profecias Em 2008 foi inaugurado o Parque que possui mata…

Artesanato

Arte do Porto 

A Associação dos Artesãos de Porto União é formada por um grupo de pessoas que trabalham ativamente com confecção de peças em crochê, trico, pintura, madeira, arte em porongo, reciclagem bordado, buscuit, bolsas e demais produtos artesanais. Atualmente o grupo tem a sede no Museu…