Portal Municipal de Turismo de Porto União
Aprendizagem e Vivencias

Encontro Regional do Tropeirismo – Caminho das Missões

O Encontro Regional do Tropeirismo – Caminho das Missões foi realizado no Pavilhão da Paróquia São Pedro São Paulo. O evento congregou muitos apaixonados pelo tema, gente que veio especialmente daqueles municípios que fizeram parte do Caminho das Tropas. ” O ENCONTRO REGIONAL DO TROPEIRISMO, teve proposta educativa com envolvimento da comunidade estudantil do ensino fundamental, médio e universitário das duas cidades. Durante o evento cerca de 600 estudantes de diversos estabelecimentos de ensino, estiveram visitando o local, conferindo efetivamente o resultado das atividades desenvolvidas anteriormente nas escolas, com o propósito multidisciplinar de acesso ao tema do Tropeirismo. O ciclo de palestras formado por professores, historiadores e pesquisadores da cultura tropeira, apresentou parâmetros relevantes, como: o Direito territorial desde a época do tropeirismo. A Trajetória do Museu Tropeiro de Castro-Pr., sendo um importante espaço que preserva, ainda, a história do tropeirismo no Paraná. Resgatar os antigos caminhos das tropas e reconhecer o tropeirismo como consequência ao nascimento de Porto União da Vitória, também foram assuntos discutidos no evento. A mulher teve um papel muito importante no período ativo do tropeirismo. Enquanto o tropeiro ficava dias, meses, levando os animais ao seu destino proposto, a mulher permanecia no cuidado zeloso da propriedade. Outro assunto discutido, foi influência das crendices, dos benzimentos e simpatias que permanecem até nos dias de hoje, graças às benzedeiras espalhadas nas comunidades da região. Também foi tema do ciclo de palestras, a gastronomia tropeira, mostrando que com o tropeiro, a cozinha regional ampliava conhecimento. Um dos ponto alto do evento foi o lançamento oficial da UNILT – Universidade Livre do Tropeirismo, proposição de Márcio Assad, diretor do Turismo da cidade da Lapa. A UNILT é um projeto construído de forma coletiva e colaborativa, que vem congregar, catalisar e fomentar ações educativas sobre a cultura tropeira.

Horário de atendimento:
04, 05 e 06 de maio de 2018.

Contatos:
cultura@portouniao.sc.gov.br